Farmacêuticos pedem agilidade na vacinação da categoria em Betim

45-04-2021Foto: Reprodução / Rede Social

Uma manifestação de farmacêuticos ocorreu na tarde desta quarta-feira (14) na porta da prefeitura de Betim. Eles pedem mais agilidade no processo de vacinação contra a COVID-19 para a categoria. A prefeitura abriu cadastro para os profissionais da saúde e está vacinando à medida que novos lotes do imunizante chegam ao município.

“Os farmacêuticos da rede pública e privada, que trabalham em unidades de saúde de modo geral e nas farmácias e drogarias, não pararam e estão no enfrentamento à pandemia desde o seu início. Nesses estabelecimentos, eles têm contato direto com pessoas contaminadas e se expõem ao risco de se infectarem diariamente”, alerta a presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), Júnia Célia de Medeiros, que apoiou a manifestação.

A presidente do CRF/MG solicitou a imunização para os cerca de 380 farmacêuticos inscritos no conselho do município por meio de ofícios, sendo um deles entregue em fevereiro pessoalmente por ela aos gestores de Saúde, mas o Executivo não contemplou a todos com a vacinação. “Contrariando o Plano Nacional de Imunização, nenhum farmacêutico da rede privada, de farmácias e drogarias, foi vacinado até agora”, acrescenta Júnia Célia.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Betim explicou que os farmacêuticos se enquadram no grupo de trabalhadores da saúde e estão sendo vacinados por meio de inscrição em um cadastro eletrônico, disponibilizado pela prefeitura. Assim como as demais categorias, os farmacêuticos devem realizar o cadastro e aguardar o agendamento que é feito por e-mail.

Os cadastrados são organizados pela Secretaria Municipal de Saúde em uma fila de prioridade, que segue a ordem definida pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.319, de 9 de fevereiro de 2021, do Estado de Minas Gerais.

“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que já foram vacinados todos os farmacêuticos da rede pública e privada que atuam na linha de frente da COVID-19 – hospitais, Centros Especializados em COVID-19 (Cecovids), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Até esta quarta-feira (14), já foram vacinados 99 farmacêuticos e bioquímicos em Betim, o que representa cerca de 30% da categoria. Outros 230 profissionais já estão cadastrados e aguardam o agendamento da vacinação em lista de espera”, informou a prefeitura de Betim em nota.

O secretário municipal de Assistência à Saúde, Hilton Soares, destaca que a vacinação está sendo realizada à medida que novas doses de vacina são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. “Considerando a dimensão da categoria dos trabalhadores da saúde que atuam no município, foi necessário priorizar inicialmente os trabalhadores envolvidos diretamente na atenção dos casos suspeitos e confirmados de COVID-19 e as equipes envolvidas na vacinação. Agora, à medida que o município recebe mais doses, vamos atendendo aos demais trabalhadores da saúde que fizerem o cadastro, mas respeitando a prioridade”, explica Soares.

O cadastro de Trabalhadores de Serviços de Saúde de Betim para vacinação contra a COVID-19 pode ser feito no link (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftJTYM4-IDKV7COQyfdd1a9EJKqpICf3XxN-vaKrVjmb7dNw/viewform). Em caso de dúvidas, o telefone é (31) 99819-0081, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


Código de segurança
Atualizar

transparente