Salão do Encontro oferta de cursos profissionalizantes gratuitos em Betim por meio do Programa Jovem Independente

56-04-2023Foto: Divulgação

Estamos com inscrições abertas para o terceiro ciclo do Programa Jovem Independente Betim, com a oferta de cursos de: Trancista profissional, Corte de cabelo – barbearia, e Iniciação a panificação, para adolescentes e jovens na faixa dos 16 aos 21 anos em situação de vulnerabilidade social. “Muitos jovens tem conseguido oportunidades de trabalho por conta dos cursos oferecidos pela PJI. Além das técnicas, os participantes aprendem como preparar um currículo, como se portar, se vestir e até se expressar corretamente, o que ajuda muito nos processos de inserção no mercado de trabalho”. Relata Lourdes Leite, Gerente de projetos da instituição.

As inscrições ocorrem por meio de link (clique aqui) ou disponibilizados nas redes sociaistes da instituição e por encaminhamentos dos equipamentos de proteção social do município, como CRAS, Casas de Acolhimento Institucional, Órgãos do sistema de garantias e defesa da criança e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Os cursos são voltados para adolescentes e jovens de 16 a 21 anos, moradores de Betim. A formação tem a duração de 02 meses é 100% gratuita com direito a certificado. “Um dos tópicos que abordaremos com eles durante os encontros é o acesso às políticas públicas. Muitos deles têm direito a várias e não sabem. Queremos prepará-los para recorrer a essas políticas quando necessário e a serem jovens com autonomia”, salienta a psicóloga e coordenadora do PJI Betim, Franciele Camargo.

Amanhã, 27 de abril, será a formatura de 33 jovens, do segundo ciclo de formação do Programa Jovem Independente Betim, realizado pelo Salão do Encontro, 33 jovens concluíram a última etapa, alguns já estão participando de processos seletivos ou estão gerando renda com a nova profissão.

As aulas acontecem na Unidade Salão do Encontro Filhote, localizada no bairro Laranjeiras, na avenida Marco Túlio Isaac, 10.100, Laranjeiras, Betim.

O programa Jovem Independente acontece por meio da parceria com o Ministério Público do Trabalho.

Programa ‘Descubra!’

O Salão do Encontro faz parte do comitê gestor do ‘Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais - Descubra!’. A iniciativa atua como suporte à oferta de vagas de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social, especialmente aqueles que cumprem medidas socioeducativas, estão em situação de acolhimento institucional ou que foram resgatados de trabalho infantil. O Programa Jovem Independente fortalece as ações do ‘Descubra!’ em Betim.

Além do Salão do Encontro, compõem o comitê representantes da Prefeitura de Betim, por meio das secretarias de Assistência Social e da Educação e da Procuradoria-Geral do Município; do Ministério Público, do Ministério Público do Trabalho, do Poder Judiciário de Minas Gerais, do Senai, do Senac, do Instituto Ramacrisna, da CDL, da Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Previdência e da Justiça do Trabalho.

Adicionar comentário

Este espaço é fornecido para que os internautas possam expressar suas opiniões sobre o artigo postado. Para outros comentários clique aqui.


Código de segurança
Atualizar

transparente