Foto: Divulgação / Prefeitura de Betim
Já está tudo pronto para o pré-carnaval oficial de rua da cidade - o CarnaBetim acontece neste sábado (7) e domingo (8), na rua do Rosário, com início dos desfiles às 10h.
A entrada do público no circuito acontece através dos pontos estabelecidos pelos organizadores do evento, sendo: Rua do Rosário, esquina com a rua Promotor Júlio Vasconcelos ou Rua do Rosário esquina com a rua Pedro da Silva Fortes; Rua Milton Vieira Pinto.; Rua Dr. Silva Lobo (Praça do Óleo). Ambas terão controle de segurança. Nesses locais, os agentes realizarão revistas com o uso de detectores de metal.
Entre as principais determinações para as normas de segurança, fica proibido o porte, a posse, a distribuição e a venda de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, bem como a comercialização de petiscos em espetos de madeira.
As vias de acesso à Rua do Rosário, no trecho compreendido entre os números 339 (em frente ao bar 6:15) e 1.001 (em frente ao Posto Angola), serão bloqueadas para o tráfego de veículos. A circulação nessas vias ficará restrita exclusivamente a moradores, com trânsito local.
As mudanças no transporte coletivo estão informadas abaixo ou podem ser consultadas pelos usuários por meio do aplicativo Clicabus.
Será realizada um operação especial de segurança entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal assegurar a proteção de trabalhadores e foliões.
O Vacimóvel também estará no CarnaBetim ofertando as vacinas de rotina do Calendário Vacinal e a vacina contra a Covid-19.
Confira a programação completa:
DESFILE DOS BLOCOS
Sábado (7)
- Rua do Rosário
• 10h – Bloco Me Encontra
• 11h – Bloco Perereca na Pimenta
• 12h – Bloco Tu com Tudo
• 13h – Bloco Batuque Coletivo
• 14h – Bloco Nosso Projeto Incentivo
• 15h – Bloco Intervalo
• 16h - Bloco Unidos da Dona Antônia
• 17h - Bloco Afoxé Balaio Geral
• 18h - Bloco Sogoró
• 19h - Bloco Hope
• 20h – Bloco Faraó
• 21h – Bloco Baladeiros de Betim
Domingo (8)
- Praça São Cristóvão
• 10h – Bloco Fraldinha do Avesso (infantil)
• 11h – Bloquinho Morangomelo (infantil)
- Rua do Rosário
• 10h - Bloco Morangomelo
• 11h - Samba de Roda Entre Amigos
• 12h – Bloco Óleo de Peroba
• 13h - Bloco Pegada da Onça
• 14h - Bloco dos Cornetas
• 15h - Bloco Cueca do Avesso
• 16h - Bloco Uaixé
• 17h - Bloco do Vini
• 18h - Bloco 10organizados
• 19h - Bloco G10 Favelas
• 20h - Bloco Malagueta
• 21h - Bloco da Diversidade - Bate o Leque
NORMAS DE SEGURANÇA PARA COMERCIANTES E FOLIÕES
A Prefeitura de Betim publicou, nesta terça-feira (27)de fevereiro, o Decreto nº 52.576, que define as normas de segurança e funcionamento para o CarnaBetim 2026. As medidas têm como objetivo garantir a proteção, a tranquilidade e a boa convivência entre comerciantes, barraqueiros credenciados, organizadores e foliões durante uma das festividades que abrem o calendário de eventos do município neste início de ano.
De acordo com o decreto, as atividades comerciais e particulares nas áreas do evento deverão ser encerradas até às 22h30 nos dias de realização da festa.
Entre as principais determinações, fica proibido o porte, a posse, a distribuição e a venda de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, bem como a comercialização de petiscos em espetos de madeira. As regras abrangem todos os bares, barracas e estabelecimentos localizados no perímetro do evento que compreende o trecho da Rua do Rosário entre os números 339 e 1.001.
Também está vedado o uso de som automotivo, caixas de som, alto-falantes ou qualquer outro equipamento sonoro, assim como a reprodução de músicas ao longo do percurso e em seu entorno. A comercialização de bebidas e alimentos deverá ocorrer exclusivamente em recipientes descartáveis, sendo proibido o uso de vidro ou de objetos perfurocortantes.
Os comerciantes devem ainda observar rigorosamente a legislação que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, sendo responsáveis por qualquer descumprimento.
Durante o CarnaBetim, não será permitido o uso de publicidade sonora ou visual, como cartazes e faixas, nem a instalação de mesas, cadeiras, barracas ou mobiliários sobre os passeios públicos. A venda de produtos fora dos limites dos estabelecimentos também está proibida.
Outra medida prevista é a restrição à circulação de veículos dentro do perímetro do evento nos dois dias de realização da folia.
O descumprimento das normas sujeitará os infratores às penalidades previstas no artigo 183 da Lei Municipal nº 909, de 30 de outubro de 1969, e na Lei Municipal nº 5.950, de 18 de setembro de 2015.
OPERAÇÃO DE TRÂNSITO
Todas as 12 vias de acesso à Rua do Rosário, no trecho compreendido entre os números 339 (em frente ao bar 6:15) e 1.001 (em frente ao Posto Angola), serão bloqueadas para o tráfego de veículos. A circulação nessas vias ficará restrita exclusivamente a moradores, com trânsito local.
As interdições terão início à meia-noite entre sexta-feira (6) e sábado (7) e seguem até a meia-noite de segunda-feira (9). Os trechos afetados contarão com sinalização adequada, incluindo cones e cavaletes e gradis. Agentes de Trânsito e da Guarda Municipal na organização do trânsito e em demais ações de segurança.
Vias com acesso interditado à Rua do Rosário
• Ruas José da Conceição, José Santana Trigueiro, Dr. Silva Lobo e Maria Auxiliadora da Silva, nas proximidades da Praça do Óleo;
• Acessos à Praça São Cristóvão pelas ruas Cirilo Moreira do Nascimento, Conceição Rosa Lima, Joaquim Pereira, Teodomira Odete da Silva e Milton Vieira Pinto;
• Rua Redelvim Andrade, no trecho entre a Rua do Rosário e a rua Conceição Rosa Lima;
• Ruas Pedro da Silva Fortes.
Acessos do público ao circuito da Rua do Rosário
Neste ano, o acesso do público ao circuito da Rua do Rosário será organizado por meio de quatro pontos de entrada, todos com controle de segurança. Nesses locais, os agentes realizarão revistas com o uso de detectores de metal.
Os acessos estarão distribuídos nos seguintes pontos:
• Rua do Rosário, esquina com a rua Promotor Júlio Vasconcelos;
• Rua do Rosário, esquina com a rua Pedro da Silva Fortes;
• Rua Milton Vieira Pinto.
• Rua Dr. Silva Lobo (Praça do Óleo).
TRANSPORTE COLETIVO (LINHAS MUNICIPAIS - ÔNIBUS E VANS)
Em razão das interdições no sábado e domingo, as linhas municipais 20, 40, 920, 270, 260, 210A e 210B, além das intermunicipais 3212, 3298, 3231 e 3304, terão seus trajetos modificados, passando a circular pela avenida Edmeia Mattos Lazzarotti, no sentido bairro.
Os pontos provisórios de embarque e desembarque estarão localizados nos números 1.255, 1.750 e 2.708 da Edmeia. Já as linhas 710A e 261 serão desviadas pela avenida Benjamim Batista Borges, no bairro Guarujá. A linha 710A seguirá por essa via até o cruzamento com a rua Raul Saraiva, retomando o percurso habitual a partir desse local. A linha 261, por sua vez, seguirá pela rua Artur Trindade, retornando ao itinerário regular na rua Dr. Silvio Lobo.
A linha 34 terá alteração apenas no sentido Centro, com pontos de embarque e desembarque no antigo Betim Shopping e também na altura do número 1.011, próximo à Igreja São Francisco.
Todas as mudanças no transporte coletivo podem ser consultadas pelos usuários por meio do aplicativo Clicabus.
OPERAÇÃO ESPECIAL DE SEGURANÇA (POLÍCIA MILITAR E GUARDA MUNICIPAL)
Para garantir o cumprimento das normas do decreto e assegurar a proteção de trabalhadores e foliões, o CarnaBetim contará com operações especiais da Guarda Municipal e Polícia Militar. Durante os dois dias de festa, haverá segurança reforçada, com agentes da Guarda Municipal no circuito interno e externo e atuação da Polícia Militar no perímetro externo do evento. Um ponto fixo de atendimento permitirá que os foliões acionem os agentes em caso de furto, roubo, assédio, importunação ou qualquer outra intercorrência. O evento também contará com o Ônibus Guardião, equipado com sistema de videomonitoramento em tempo real e guardas embarcados, garantindo resposta rápida a eventuais situações. A corporação estruturou ainda ações estratégicas sigilosas para ampliar a proteção, especialmente das mulheres, em todo o raio do circuito do CarnaBetim.
CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO
O clima de festa virá acompanhado de ações de conscientização. A Prefeitura de Betim promoverá campanhas contra o assédio e a violência sexual, contra o racismo, sobre a prevenção de doenças infecciosas, especialmente as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e de combate ao trabalho infantil, em ações multissetoriais envolvendo diferentes áreas do município. Os guardas municipais que atuam no circuito da Rua do Rosário, em especial os efetivos da Patrulha de Proteção à Mulher (PPM), orientarão o público sobre o que caracteriza o assédio e suas diferentes formas de manifestação. Também serão distribuídos materiais informativos produzidos especialmente para o evento com orientações e contatos da rede de apoio à mulher vítima de assédio e violência sexual com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social, pela Casa Jackeline e combate ao preconceito pela Superintendência de Igualdade. A Ouvidoria da Prefeitura de Betim também marcará presença com um estande para receber sugestões, reclamações e denúncias dos foliões.
VACIMÓVEL
O Vacimóvel estará disponível durante o CarnaBetim para ofertar vacinas de rotina do Calendário Vacinal e a vacina contra a Covid-19. A imunização contra a Covid-19 é destinada a pessoas com 12 anos ou mais pertencentes aos grupos prioritários, como imunocomprometidos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, além de trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, moradores e funcionários de instituições de longa permanência e servidores do sistema prisional. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacinação, e os profissionais da unidade móvel aplicarão os imunizantes que estiverem em atraso ou dentro do prazo de aplicação.
LIMPEZA URBANA E COLETA SELETIVA
o serviço de limpeza urbana contará com seis equipes, sendo três por dia, atuando de forma contínua ao longo de todo o evento. As frentes de trabalho serão responsáveis pela coleta de resíduos e varrição em todo o circuito da Rua do Rosário e nas áreas adjacentes, assegurando a manutenção da organização e da higiene do espaço público.
Para apoiar a operação, a Diretoria de Serviços Ambientais da Ecos disponibilizará oito contêineres/lixeiras de grande porte e 23 lixeiras de 100 litros, distribuídas estrategicamente ao longo do trajeto. Como parte dos preparativos, as equipes também realizam, ao longo da semana que antecede o evento, serviços de capina e roçada na Rua do Rosário e em vias próximas.
A festa contará ainda com a participação dos catadores da Associação de Catadores de Papel e Papelão de Betim (Ascapel), que atuarão no recolhimento de materiais recicláveis. A iniciativa promove a geração de renda, fortalece a inclusão socioeconômica desses trabalhadores e contribui para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos produzidos durante o evento.
Após o encerramento das atividades e a dispersão do público em cada dia de programação, um caminhão-pipa fará a higienização completa do circuito, com aplicação de produto sanitizante, garantindo um ambiente limpo e adequado para a retomada das atividades cotidianas da região.